Paredes de Bloco de Cimento: alvenaria de vedação

Paredes de Bloco de Cimento: alvenaria de vedação

COMPARTILHE ESSE POST

Alvenaria de vedação com bloco de concreto

 

Paredes de Bloco de Cimento: alvenaria de vedação

O que é uma parede?

Nesta etapa, a sua obra começa a ganhar forma de casa e você passa a ter uma noção melhor da disposição e tamanho dos cômodos com o levantamento das paredes.

Na estrutura de concreto armado a parede não tem função estrutural. Neste sistema construtivo, as paredes suportam apenas o seu próprio peso, mais as cargas das portas e janelas instaladas nela. Por isso, este tipo de parede é chamada de alvenaria de vedação.

Além de dividir os ambientes da casa, as paredes proporcionam o isolamento térmico e acústico. Elas podem ser feitas de materiais como tijolos cerâmicos conforme figura abaixo:

Alvenaria de vedação com tijolo cerâmico

Ou blocos de concreto como ilustrado na figura a seguir:

Alvenaria de vedação com bloco de concreto


Tijolos cerâmicos

Popularmente conhecidos como tijolo baiano, bloquinho ou blocão. Os blocos cerâmicos proporcionam maior conforto térmico e são mais leves e fáceis de manusear do que os blocos de concreto.

Porém os tijolos cerâmicos quebram mais facilmente, o que gera mais perdas, e consomem mais argamassa. Além de gerar mais “quebradeiras” nas manutenções dos sistemas elétricos e hidráulicos.

Tijolos cerâmicos

Os blocos cerâmicos são comercializados em diversas medidas. Você encontra tijolos com larguras de 9, 11,5, 14 ou 19cm, alturas de 14 ou 19cm e comprimentos de 19, 24, 29 ou 39cm. Uma mesma medida pode ter quantidade de furos diferentes. É comum encontrarmos na mesma cidade o tijolo bloquinho (11,5x14x24cm) com 6 e 9 furos.

Além dos blocos tradicionais acima, são utilizados no levantamento das paredes canaletas cerâmicas com as medidas equivalentes as dos blocos. Estas canaletas são utilizadas para fazer cintas de amarração e vergas e contra-vergas.

Canaletas cerâmicas

Os tijolos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície lisa. Eles não devem apresentar tricas ou buracos.


Blocos de concreto

Também conhecidos como blocos de cimento, os blocos de concreto proporcionam melhor conforto acústico, quebram menos (menos perdas) e utilizam menos argamassa quando comparamos ao tijolo cerâmico.

Também geram menos “quebradeira” nas manutenções nos sistemas hidráulicos e elétricos. Porém não podem ser manuseados e utilizados em dias chuvosos, pois absorvem água com facilidade.

Blocos de concreto

Eles são comercializados em diversas medidas. Você encontra blocos de concreto com larguras de 9, 14 ou 19cm e comprimentos de 19, 29 ou 39cm. A altura é sempre 19cm.

Assim como nos tijolos cerâmicos, também existem canaletas de concretos compatíveis com os blocos conforme ilustrado na figura abaixo.

Canaletas de concreto

Os blocos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície áspera. Eles também não podem apresentar tricas ou buracos.


O que é argamassa?

A argamassa é a massa feita com cimento, areia e cal ou aditivo responsável por colar os blocos cerâmicos ou de concreto.

O que é argamassa

Para garantir uma argamassa de qualidade certifique-se que a areia e água estão limpas e sem outros materiais ou poluentes.

Fique atento, pois, a argamassa utilizada para assentar os tijolos cerâmicos é diferente da argamassa utilizada nos blocos de concreto.


O que é verga e contraverga?

As vergas e contravergas são utilizadas para melhorar a distribuição das cargas em volta das portas e janelas. Elas reduzem o risco de surgimento de trincas e fissuras nas paredes.

O que é verga e contraverga das paredes

Em construções pequenas, com vãos inferiores a 2m, as vergas e contravergas são construídas com blocos canaletas e preenchidas com concreto e barras de aço. O comprimento da verga ou contraverga deve ser, no mínimo, 20% maior que o vão em cada um dos lados.

Como fazer um parede?

Primeira fiada

Com a viga baldrame impermeabilizada inicia-se o processo de assentamento dos blocos para levantamento das paredes. A primeira fileira (fiada) de blocos é a mais importante, ela irá determinar onde as paredes serão erguidas. Por isso, elas devem ser bem demarcadas e comparadas ao gabarito da obra.

Primeira fiada da alvenaria de vedação das paredes

Depois começa o processo de levantamento da parede, onde os tijolos ou blocos são colados com a argamassa. A cada duas fiadas o seu pedreiro deve verificar a amarração dos blocos nos encontros das paredes. Ele também deve verificar se o prumo (alinhamento vertical) e nível (alinhamento horizontal) estão corretos. Abaixo descreveremos alguns características de paredes bem feitas.

 

 

Veja mais