
Paredes: alvenaria de vedação
O que é uma parede?
Nesta etapa, a sua obra começa a ganhar forma de casa e você passa a ter uma noção melhor da disposição e tamanho dos cômodos com o levantamento das paredes.
Na estrutura de concreto armado a parede não tem função estrutural. Neste sistema construtivo, as paredes suportam apenas o seu próprio peso, mais as cargas das portas e janelas instaladas nela. Por isso, este tipo de parede é chamada de alvenaria de vedação.
Além de dividir os ambientes da casa, as paredes proporcionam o isolamento térmico e acústico. Elas podem ser feitas de materiais como tijolos cerâmicos conforme figura abaixo:
Ou blocos de concreto como ilustrado na figura a seguir:
Tijolos cerâmicos
Popularmente conhecidos como tijolo baiano, bloquinho ou blocão. Os blocos cerâmicos proporcionam maior conforto térmico e são mais leves e fáceis de manusear do que os blocos de concreto.
Porém os tijolos cerâmicos quebram mais facilmente, o que gera mais perdas, e consomem mais argamassa. Além de gerar mais “quebradeiras” nas manutenções dos sistemas elétricos e hidráulicos.
Os blocos cerâmicos são comercializados em diversas medidas. Você encontra tijolos com larguras de 9, 11,5, 14 ou 19cm, alturas de 14 ou 19cm e comprimentos de 19, 24, 29 ou 39cm. Uma mesma medida pode ter quantidade de furos diferentes. É comum encontrarmos na mesma cidade o tijolo bloquinho (11,5x14x24cm) com 6 e 9 furos.
Além dos blocos tradicionais acima, são utilizados no levantamento das paredes canaletas cerâmicas com as medidas equivalentes as dos blocos. Estas canaletas são utilizadas para fazer cintas de amarração e vergas e contra-vergas.
Os tijolos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície lisa. Eles não devem apresentar tricas ou buracos.
Blocos de concreto
Também conhecidos como blocos de cimento, os blocos de concreto proporcionam melhor conforto acústico, quebram menos (menos perdas) e utilizam menos argamassa quando comparamos ao tijolo cerâmico.
Também geram menos “quebradeira” nas manutenções nos sistemas hidráulicos e elétricos. Porém não podem ser manuseados e utilizados em dias chuvosos, pois absorvem água com facilidade.
Eles são comercializados em diversas medidas. Você encontra blocos de concreto com larguras de 9, 14 ou 19cm e comprimentos de 19, 29 ou 39cm. A altura é sempre 19cm.
Assim como nos tijolos cerâmicos, também existem canaletas de concretos compatíveis com os blocos conforme ilustrado na figura abaixo.
Os blocos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície áspera. Eles também não podem apresentar tricas ou buracos.
O que é argamassa?
A argamassa é a massa feita com cimento, areia e cal ou aditivo responsável por colar os blocos cerâmicos ou de concreto.
Para garantir uma argamassa de qualidade certifique-se que a areia e água estão limpas e sem outros materiais ou poluentes.
Fique atento, pois, a argamassa utilizada para assentar os tijolos cerâmicos é diferente da argamassa utilizada nos blocos de concreto.
O que é verga e contraverga?
As vergas e contravergas são utilizadas para melhorar a distribuição das cargas em volta das portas e janelas. Elas reduzem o risco de surgimento de trincas e fissuras nas paredes.
Em construções pequenas, com vãos inferiores a 2m, as vergas e contravergas são construídas com blocos canaletas e preenchidas com concreto e barras de aço. O comprimento da verga ou contraverga deve ser, no mínimo, 20% maior que o vão em cada um dos lados.
Como fazer um parede?
Primeira fiada
Com a viga baldrame impermeabilizada inicia-se o processo de assentamento dos blocos para levantamento das paredes. A primeira fileira (fiada) de blocos é a mais importante, ela irá determinar onde as paredes serão erguidas. Por isso, elas devem ser bem demarcadas e comparadas ao gabarito da obra.
Depois começa o processo de levantamento da parede, onde os tijolos ou blocos são colados com a argamassa. A cada duas fiadas o seu pedreiro deve verificar a amarração dos blocos nos encontros das paredes. Ele também deve verificar se o prumo (alinhamento vertical) e nível (alinhamento horizontal) estão corretos. Abaixo descreveremos alguns características de paredes bem feitas.
Prumo
O prumo de face é um equipamento simples, mas muito eficaz. Basta encostar a parte de madeira na parede e observar se a parte de ferro para saber se a parede está alinhada verticalmente ou não. Veja o exemplo abaixo:
Nível
Já para saber se a parede está alinhada horizontalmente o seu pedreiro deverá utilizar o nível. Neste teste a bolha de ar do equipamento deve ficar no centro do medidor.
Esquadro
Geralmente os encontros das paredes possuem ângulos de 90 graus. Nestes casos você pode verificar se o esquadro está correto esticando uma linha entre as diagonais. Se a medida for igual esta tudo certo. Caso as medidas estejam diferentes, é sinal que os ângulos nos cantos das paredes não estão com 90 graus.
Alinhamento
Para verificar se as paredes estão paralelas e com as distâncias corretas, um bom teste é verificar em dois ou três pontos a distância entre elas com uma trena. O correto é que as três medições sejam iguais.
Verifique também o alinhamento das paredes e corredores esticando uma linha de uma extremidade a outra, se a linha descolar da parede é sinal que o alinhamento esta errado.
Verga e contra-vergas
Após verificar o alinhamento das paredes pode-se definir os vãos onde serão instaladas as portas e janelas da casa. Verifique se as posições, esquadros e medidas estão iguais ao projeto.
Verifique também se as vergas e contravergas estão niveladas horizontalmente. E se as vergas foram devidamente escoradas.
Instalações hidráulicas e elétricas
Depois de levantadas as paredes, são feitos cortes para a passagem das tubulações hidráulicas (água fria e quente) e elétricas. Evite fazer cortes horizontais na parede e verifique se as posições dos cortes estão coerentes com o projeto arquitetônico.
Uma vez levantadas as paredes, o próximo passo será a fazer as colunas.
Tijolos ou blocos
Para saber a quantidade de tijolos ou blocos que irá utilizar, basta calcular a área da alvenaria da construção em m², descontando as áreas dos vãos das esquadrias. Depois, é só dividir pela área do bloco escolhido em m².
Neste caso é importante considerar a espessura da argamassa, portanto, a área do bloco escolhido será o (comprimento do bloco + argamassa) x (altura do bloco + argamassa). Geralmente a argamassa tem 1cm de espessura.
Argamassa
Para calcular o volume de argamassa de assentamento, basta calcular o volume da alvenaria (descontados os vãos) e subtrair o volume total dos blocos escolhidos (largura x comprimento x altura).
Se optou por comprar argamassa pronta, é só dividir o volume pelo rendimento recomendado pelo fabricante para descobrir quantos sacos deverá comprar. Depois é só adicionar a quantidade de água especificada na embalagem para realizar a mistura.
Se você pretende fazer a argamassa na obra, o próximo passo é escolher o traço da argamassa para obter o rendimento (quantidade cimento, cal ou aditivo e areia para produzir 1 m3) e depois multiplicar pelo volume calculado anteriormente.
Verga e contra-verga
Bloco canaleta
Para saber a quantidade de blocos canaleta que irá utilizar nas vergas e contra-vergas, basta somar as larguras de todas as vergas e contra-vergas, e dividir o total pelo comprimento do bloco canaleta.
Concreto
Para calcular o volume de concreto para preencher as vergas e contravergas, basta calcular o volume de cada bloco canaleta e multiplicar pela quantidade de blocos que serão utilizados. O volume de cada bloco canaleta é calculado multiplicando a altura x largura x comprimento do bloco escolhido. Lembre de converter todas as medidas para metros.
Se você optou em comprar o concreto pronto, o cálculo já está pronto. Já se optou por fazer na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para obter o rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3) e depois multiplicar pelo volume calculado anteriormente.
Aço
Você deverá calcular a metragem dos vergalhões (barras de aço) que irão ser utilizados e dividir por 12 para saber quantas barras de aço irá precisar para as vergas e contra-vergas.